MyTrackPet - Blog MTP




Setembro Vermelho: Mês de conscientização dos problemas cardíacos em Pets.

Como forma de ampliar a prevenção contra as doenças nos animais, o universo pet também passou a adotar o calendário de cores ao longo dos meses para difundir a necessidade de conscientização sobre os principais males que atingem os animais domésticos.
O calendário adotado para os animais segue a mesma programação das campanhas para humanos, assim o Setembro Vermelho, é o mês dedicado à prevenção das doenças cardíacas em pets. Segundo as mais recentes pesquisas da DHF (Dog Health Foundation), mais de 35% dos cães, com idade acima dos oito anos, sofrem com algum tipo de problema no coração. Nos animais de pequeno porte, a doença mais comum é a insuficiência da válvula mitral que apresenta entre os principais sintomas a tosse constante, a fraqueza e dificuldade para respirar. Nos cães maiores é preciso estar atento com cardiomiopatia que, além da fraqueza, pode causar desmaios e morte súbita por conta das arritmias cardíacas. A dirofilariose, também chamada de verme do coração, é outra doença que pede muita atenção. Ela é causada por picadas e mosquitos infectados causa alteração nas veias e artérias do coração do animal.

Diagnósticos.

Como a maioria dessas doenças cardíacas não possuem cura, é importante ficar atento aos sintomas para o início do tratamento precoce. Além da fadiga e dos desmaios, fique atento também ao aparecimento de manchas roxas na língua e nas mucosas e ao emagrecimento repentino. Para animais com mais de sete anos é muito recomendado a realização anual de exames como o eco cardiograma e eletrocardiograma. A prevenção é fundamental para realizar o tratamento que tem como objetivo melhorar a função do coração, diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pets. Por isso, fique de olho nos sinais e procure o médico veterinário.


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades!

Assinar

Siga-nos em nossas redes sociais!

© 2022 Copyright: panoramasi.com.br
CNPJ: 29.313.331/0001-63